A
semiótica, gosso modo, está situada na critica, por esta razão tem de haver um cânon.
Os
critérios para uma crítica literária serão analisados através de varias instâncias
como as que surgiram no século XIX: como a psicanálise, o determinismo, a
crítica formalista e a semiologia.
Realidade
objetiva: é a reestruturada naquilo que acreditamos ser real, de acordo com a
relação do homem com o mundo. Um exemplo disso é a personagem Iracema que vai transfigurar
a realidade objetiva do colonizador, o qual corrompendo a sua cultura ancestral. Ou
seja, a Literatura trabalha no mais profundo que o dia a dia.
Observe a fala de Roland Barthes:
Entendo por literatura não um corpo ou uma
sequência de obras, nem mesmo um setor de comércio ou de ensino, mas o grafo
complexo de uma prática: a prática de escrever. Nela viso portanto,
essencialmente, o texto, isto é, o tecido dos significantes que constitui a
obra, porque o texto é o próprio aflorar da língua, e porque é no interior da
língua que a língua deve ser combatida, desviada: não pela mensagem que ela é
instrumento, mas pelo jogo de palavras de que ela é teatro. Posso portanto
dizer, indiferentemente: literatura, escritura ou texto. As forças de liberdade
que residem na literatura não dependem da pessoa civil, do engajamento político
do escritor, que, afinal, é apenas um “senhor” entre outros, nem mesmo do
conteúdo doutrinal de sua obra, mas o trabalho de deslocamento que ela exerce
sobre a língua.
Atualmente temos uma nova crítica, a qual tem englobado em seu corpus todo tipo de fonte, inclusive as de internet. Bem como, tem observado como a tecnologia tem mudado nossa forma de fazer, até mesmo, Literatura - ideologicamente. Mas isso ficará para um outro post...
Atualmente temos uma nova crítica, a qual tem englobado em seu corpus todo tipo de fonte, inclusive as de internet. Bem como, tem observado como a tecnologia tem mudado nossa forma de fazer, até mesmo, Literatura - ideologicamente. Mas isso ficará para um outro post...
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